ENGENHEIRO(A) DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Engenharia

João Monlevade/MG

14/08/2024

 Sobre a Vaga de Emprego

Atividades a serem desenvolvidas:

Principais atribuições:

- Supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços de engenharia de segurança do trabalho;

- Estudar as condições de segurança dos locais de trabalho, das instalações e equipamentos com vistas especialmente aos problemas de controle de risco, controle de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, prática contra incêndio e saneamento;

- Planejar e executar a implantação e as técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos;

- Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos, tais como: poluentes atmosféricos, ruídos, calor, radiação em geral e pressões anormais, caracterizando as atividades, operações e locais insalubres e perigosos;

- Analisar riscos, acidentes e falhas, investigando causas, propondo medidas preventivas e corretivas e orientando trabalhos estatísticos, inclusive com respeito a custos;

- Propor políticas, programas, normas e regulamentos de segurança do trabalho, zelando pela sua observância;

- Elaborar projetos de sistemas de segurança e assessorar na elaboração de projetos de obras, instalação e equipamentos, opinando do ponto de vista da engenharia de segurança;

- Estudar instalações, máquinas e equipamentos, identificando seus pontos de riscos e projetando dispositivos de segurança;

- Projetar sistemas de proteção contra incêndios, coordenar atividades de combate a incêndio e de salvamento e elaborar planos para emergência e catástrofe;

- Inspecionar locais de trabalho no que se relaciona com a segurança do trabalho, delimitando áreas de periculosidade;

- Especificar, controlar e fiscalizar sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual e os de proteção contra incêndio, assegurando a qualidade e a eficiência;

- Elaborar planos destinados à prevenção de acidente, provendo comissões e acompanhando o funcionamento;

- Elaborar PPRA e obrigações acessórias da área;

- Coordenar treinamentos voltados para segurança do trabalho e assessorar na elaboração de programas de treinamento específicos;

- Acompanhar a execução de obras e serviços decorrentes da adoção de medidas de segurança quando a complexidade dos trabalhos assim o exigir;

- Colaborar na fixação de requisitos de aptidão para o exercício de funções, apontando os riscos decorrentes das atividades;

- Propor medidas preventivas, no campo de segurança do trabalho, em face da natureza e da gravidade das lesões provenientes do acidente de trabalho, incluídas as doenças do trabalho;

- Elaborar, controlar, enviar e gerenciar as informações exigidas pelo Governo para o SPED/eSocial;

- Adotar posturas seguras durante todas as atividades;

- Outras atividades correlatadas ao cargo.



Escolaridade:

- Ensino Superior completo em Engenharias com especialização em Segurança do Trabalho.



Requisitos desejáveis:

- Estatística básica;

- Gestão de custo;

- Normas e Regulamentos de Segurança do Trabalho;

- Instalações Industriais e equipamentos;

- Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros;

- EPIs e EPCs;

- PPRA;

- Análise de Acidente do Trabalho;

- Saúde Ocupacional;

- SPED/eSocial;

- PPP;

- Pacote Office;

- Legislação Trabalhista.


Nível hierárquico: Coordenador

Remuneração: R$9.100,00

Benefícios:

  • Assistência médica
  • Assistência odontológica
  • Participação nos lucros
  • Vale-alimentação (VA)
  • Vale-transporte (VT)
  • Seguro de vida

Forma de contratação: Efetivo – CLT

Quantidade de vagas: 1

Turno: Manhã e Tarde

Pré-requisitos:

  • Experiência mínima de 2 anos
  • Formação mínima em Pós-graduação - Especialização | MBA