Atividades a serem desenvolvidas:
Requisitos:
Formação superior em Pedagogia;
Experiência na área da criança e do adolescente nos atendimentos: educação infantil, convivência familiar e convivência comunitária;
Conhecimento sobre legislações específicas: Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, Constituição Federal - CF, Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, Plano Nacional de Educação – PNE, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil);
Conhecimento e atuação nas etapas da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio);
Capacidade de planejamento, elaboração, análise e avaliação de projetos;
Capacidade de articulação com organizações, escolas e secretarias de educação;
Conhecimento de informática (Word, Excel, Power Point, Internet e plataformas EAD);
Desenvolvida capacidade de comunicação oral e escrita;
Facilidade para o trabalho em equipe multidisciplinar;
Disponibilidade para viagens técnicas;
Domínio do português (oral / escrito);
Carteira de habilitação e experiência em direção (preferencial).
Atribuições:
Oferecer apoio técnico no planejamento, execução e avaliação de formação inicial de educadores em temáticas específicas, tais como: Currículo e abordagem curricular (construtivismo e interdisciplinaridade), Educação Básica de qualidade na Educação Infantil, Projetos pedagógicos que fundamentam os saberes e fazeres no contexto da creche, BNCC na prática da Educação Infantil, Brincar como ferramenta de desenvolvimento cognitivo, sócio emocional e neuropsicológico, Estímulo à leitura e ao comportamento leitor de crianças pequenas, dentre outros;
Elaboração de conteúdo didático-pedagógico envolvendo pesquisa, desenvolvimento e preparação de materiais de apoio.
Planejamento, execução e avaliação de encontros de formação continuada de educadores;
Elaboração de relatórios técnicos, registro do acompanhamento, monitoramento e vivências das ações dos programas e projetos;
Desenvolvimento de metodologia de acompanhamento presencial e à distância de projetos/programas;
Realizar a avaliação formativa e somativa envolvendo métodos de análise quantitativos e qualitativos;
Apoiar o planejamento de Inovações metodológicas e técnico-operacionais;
Realizar visitas técnicas;
Relacionar-se com o poder público e a sociedade civil, participando de fóruns, reuniões, seminários e outras atividades de mobilização e articulação referentes à causa da criança e do adolescente.