Pensando no velho e no novo.
Dentre tantos artigos que escrevo, talvez este tenha sido o único que me fez pensar muito no velho e no novo, até mesmo no escritório da Educar e Transformar, no porquê nos comportamos de forma tão entranha no mercado de trabalho, diferente muitas vezes do nosso comportamento na vida particular, inclusive diferente de tudo que pregamos como RH, gestores e como seres humanos, infelizmente.
Vejam só o que ocorreu comigo, quando vi uma médica nova ao me atender: "Olá, você é a médica? Puxa, mas é tão novinha! Quantos anos tem de carreira?".... Bem, para pouco entendedor, meia palavra de preconceito (causado pelo medo obviamente) já basta, não é mesmo?
Neste momento de necessidade médica, eu desejava um médico mais experiente, mais velho ou velha, e entendia que somente isso poderia capacitar o profissional que fosse me atender, e que sendo jovem ou recém-formada, não seria capaz de entender e atender as minhas necessidades, não de forma que me deixasse seguro, ao menos foi o que pensei naquele momento.
Com esse pensamento, penso eu, acabamos excluindo uma boa parcela de profissionais do mercado, onde os jovens precisam de experiência e não tem, e os velhos precisam trabalhar e não conseguem, e por outro lado, dentro das empresas, os jovens precisariam aprender sobre o mercado, posturas e técnicas com os mais velhos e estes não existem em seu local de trabalho, e os mais velhos que sobraram ali, não passam suas técnicas porque se entendem rejeitados ou tratam os mais novos como mão de obra barata ou imaturos, já viu isso acontecer? É um verdadeiro conflito que falarei ainda muito neste ano.
Vantagens dos mais velhos e dos mais novos:
Ao escrever este artigo, eu pensei então criar uma tabela para expor as vantagens do trabalhador mais novo e do trabalhador mais velho, e sabem o que fiz? Sequer me dei ao trabalho de continuar... E sabem o motivo? Porque eu não quis levar adiante meu preconceito sobre idade e medir capacidade das pessoas simplesmente pela sua idade, é um absurdo!
No caso da jovem médica, se o seu próprio conselho médico a aprovou, quem sou eu para dizer que ela não é capaz? Agora pense sobre um trabalhador com mais de 20 ou 30 anos de experiência em sua área, pensou? Se o mercado o aprovou por tantos anos, quem sou eu ou quem é você para dizer algo sobre sua competência?
Lendas sobre os trabalhadores mais velhos:
Claro, não serei simplista e também não abandono meus leitores em sua busca de exemplos e em ser mais didático, sendo assim, vamos ver apenas 4 motivos que o mercado dá para não se contratar pessoas mais velhas (não que eu concorde, por isso contestarei logo abaixo):
Pessoas mais velhas aprendem de forma mais lenta
Bem, não é preciso que eu coloque aqui estudos que contestam isso (a perda do aprendizado até de pessoas idosas é ínfima) e passe a lembrar de tantas pessoas de 80 anos que controlam verdadeiros impérios, não é mesmo? É só recordar e ver alguns nomes no mercado.
As pessoas mais velhas irão se aposentar logo e não irão mais trabalhar
Ora, olhe ao seu redor e veja quantas pessoas mais velhas sustentam ainda seus filhos e família. Leia os estudos que os filhos ficam por mais tempo em casa e que as pessoas acima de certa idade ainda são altamente produtivas, já leu? Pois é, estas pessoas irão se tornar a maioria no mercado dentro de alguns anos, e a cultura de sua empresa precisará estar preparada para a população brasileira altamente capaz e que envelhece a cada dia.
Os mais velhos são menos receptivos e mais arrogantes frente a mudanças
Este item é especial, pois se você tiver 5 anos de mercado apenas, já deve ter visto planos mirabolantes da sua empresa irem por água abaixo, não é mesmo? Agora imagine quem passou por isso ao menos uma dezena de vezes? Com toda certeza serão os mais velhos que irão questionar mais, e isso será fantástico para que os novos planos dêem certo e sejam melhorados com a experiência deles. Pense nisso como algo inovador, e não algo que barra a inovação.
Os acidentes de trabalho e afastamento com pessoas mais velhas é maior
Esta é uma outra lenda que precisa desaparecer da sua mente. As pessoas mais velhas é que movem o mercado de comidas Light, e não os mais jovens. As pessoas mais velhas é que se cuidam mais e aproveitam melhor suas férias, tomam seus remédios com precisão e evitam acidentes, e sabe o motivo? Elas já conquistaram muita coisa na vida e não querem jogar nada fora, mas aposto que você não sabia ou não havia pensado nisso, não é mesmo?
Conselho aos mais velhos:
Claro, apenas dou um conselho aos mais velhos e depois aos mais jovens, e isso digo baseado no que eu desejaria de conselho pra mim quando entrei no mercado aos 17 anos e agora com 40 anos de idade como empresário.
a. Sr. e Sra. de mais experiência no mercado:
ao fazerem entrevistas de emprego e conversarem com as pessoas, não digam mais: "no meu tempo era diferente" ou "no meu tempo era melhor". Entenda que seu tempo é agora, que o seu presente também é agora, apesar de já ter um passado.
Não diga que as pessoas eram diferentes, melhores ou piores. Não diga também que: "no meu tempo a gente tinha que trabalhar e fazer tudo manualmente", pois isso é passado, e ao menos que alguém pergunte, não fale do passado desta forma, viva o presente, aprenda como funciona o agora, não pare no tempo e não deixe de estudar, não se subestime porque precisa aprender mais, e não se esconda atrás do medo da tecnologia. Lembro de minha mãe com 73 anos que instala e usa o skype , adora joguinhos de computador pra jogar com as netas, e não se deixa abater com a tecnologia. Bem, este é o meu simples conselho aos mais velhos, simples mesmo.
Conselho aos mais novos:
b. "Senhorito" e Senhorita:
peço que aprenda com os mais experientes sobre postura no mercado, sobre ser fiel e engajado na sua empresa e não jogue fora os seus sonhos de sempre procurar pelo melhor, mas respeitando as diferenças entre as pessoas, as diferenças de idade e as diferenças de opiniões.
Não deixe de ler, pois quem não lê, não sabe ouvir, e não deixe de ensinar as pessoas ao seu lado, pois o individualismo é um dos maiores males de quando somos jovens, visto que nos tornamos mais competitivos, quando na verdade precisaríamos ser mais amorosos e compreensivos para o sucesso de todos.
Siga o exemplo de certos jovens que aprenderam a compartilhar os seus sonhos em algumas feiras e eventos, pois daí nasceram Microsoft, Apple e tantos outros impérios. Entenda que ainda que processos possam ser roubados, as ideias criativas são raras e difíceis de serem decifradas.
Respeitem as autoridades, valorizem a ordem das coisas nas empresas, pois em algum momento tiveram razão de existir, e jamais se deixem abater por não serem valorizados em algum momento, pelo contrário, veja isso como forma de aprender mais e dizer que: "mesmo que ninguém cresça nesta empresa, não é motivo pra eu acreditar nisso, pois posso ser o primeiro a mudar esta realidade!".
Bem, e este é meu simples conselho, o mesmo que eu gostaria de ter ouvido e que mudaria muito minha vida se alguém me tivesse dado.
Conclua em sua própria mente
Deixo com você um poema de uma pessoa maravilhosa, que não tem idade e é eterna em nossos corações, e peço que comente comigo sobre este artigo, pois é importante para minha carreira a sua opinião viu!
"Pouco importa que venha a velhice,
que é a velhice ?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de
uma criança [...]."
-Carlos Drummond de Andrade-