Vidraceiro é o profissional que trabalha com cortes em vidros, instalações e vidros temperados. O salário de um funcionário dessa área normalmente ultrapassa a marca do mínimo estipulado no Brasil, variando de empresa para empresa.
Para ser um vidraceiro, além das habilidades específicas para trabalhar como tal, é necessário, na maioria das vezes, possuir o 1º grau completo e seis meses de experiência em carteira assinada.
O que faz um vidraceiro: O vidraceiro é o profissional que executa o corte, lapidação, furação ou a colocação do vidro comum ou vidro temperado.
Em que etapa da obra ele entra: O vidraceiro entra na fase de acabamento. Isso evita danos nos vidros e ajuda a conservar os outros materiais de acabamento já colocados.
Que característica esse profissional deve ter para ser considerado um bom vidraceiro: Ele deve ter conhecimento das ferramentas e dos materiais que serão usados, se interessar pelas novidades tecnológicas e respeitar o cliente garantindo, dessa maneira, uma boa execução do serviço.
É necessário ter formação técnica para atuar nessa área: A formação do vidraceiro acontece quando ele é apenas um ajudante, o que pode ser um problema, pois, muitas vezes, contribui para que ele adquira os vícios do vidraceiro oficial. O Senai vem colaborando para que as técnicas e novidades do setor cheguem aos profissionais da área por meio de um curso especializado.
Qual técnica esse profissional deve dominar: Acreditamos que o principal não seja a técnica e sim a virtude da paciência.
Como está o mercado de trabalho: Com a constante abertura de novas vidraçarias, o ramo ficou ainda mais concorrido.
Quais são as responsabilidades do vidraceiro na obra: Ele responde por executar seu serviço de forma correta, cumprindo corretamente os prazos, sendo cuidadoso com o material, com a vedação e com a segurança.
Fonte: http://equipedeobra.pini.com.br