O biomédico é o profissional que destrincha doenças, ao identificar e estudar micro-organismos. É ele quem prepara o terreno para o tratamento de enfermidades ao abastecer médicos com informações sobre bactérias e fungos que causam patologias.
O curso de Biomedicina é puxado, mas não é um bicho de sete cabeças. A graduação dura, em média, quatro anos. No começo da faculdade, você vai ter aulas teóricas de, por exemplo, bioquímica e fisiologia. Mais à frente, práticas em laboratórios são realizadas.
Se você tem medo de experimentar o cotidiano de um bioquímico, um aviso: o estágio supervisionado é obrigado. A monografia para conclusão de curso também. O trabalho final te ajuda a escolher qual área você quer explorar profissionalmente.
>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Biomedicina:
O mercado de trabalho para este profissional é quase infinito (veja abaixo lista de campos de atuação). Você pode trabalhar em laboratórios, clínicas e hospitais, realizando análises clínicas ou diagnósticas por imagem.
O salário inicial do biomédico, segundo pesquisa do Data Folha, está entre 5 e 7 salários mínimos. Em 2015, o valor está entre R$ 3.940,00 e R$ 8.688,00. Interessante, não é?
>> Campos de atuação:
Análise Ambiental – Fazer análises físico-químicas e microbiológicas para saneamento do meio ambiente, inclusive de água e esgoto.
Análises Bromatológicas – Estudar as propriedades dos alimentos, composição química e calórica, desde a produção, passando pela coleta e pelo transporte, de modo a garantir que não haja adulteração.
Análises Clínicas – Realizar exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenças.
Anatomia – Estudar a estrutura e a forma dos organismos.
Biofísica – Investigar os processos fisiológicos dos seres vivos, utilizando conceitos da física.
Biologia Molecular – Pesquisar a estrutura e o funcionamento das moléculas de DNA e RNA, das proteínas e dos genes responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários. Atuar nos processos de fertilização para reprodução animal e humano.
Bioquímica – Analisar o metabolismo dos animais e vegetais, verificando a composição química deles.
Biotecnologia – Manipular substâncias e microrganismos para a industrialização de alimentos ou fabricação de medicamentos e cosméticos, entre outros produtos.
Citologia – Estudar a estrutura, a composição e as funções das células.
Diagnóstico por Imagem – Realizar exames que possibilitem diagnóstico por imagens, como ressonância magnética e tomografa computadorizada.
Docência e Pesquisa – Orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.
Embriologia – Estudar a formação dos tecidos e órgãos animais, inclusive humanos.
Farmacologia – Estudar as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos e os usos terapêuticos dos fármacos.
Genética – Pesquisar as leis e os processos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes na definição das características de um ser.
Histologia – Examinar tecidos e órgãos de animais e plantas.
Imunologia – Investigar o sistema de defesa do organismo humano para a produção de vacinas e medicamentos.
Microbiologia – Estudar microrganismos, como bactérias, vírus e fungos.
Parasitologia – Analisar os organismos animais e vegetais que sobrevivem à custa de outros.
Patologia – Estudar, diagnosticar e tratar doenças.
Psicobiologia – Estudar as relações entre o sistema nervoso e o comportamento humano.
Sanitarista – Atuar em órgãos de vigilância sanitária.
Toxicologia – Analisar efeitos adversos de substâncias que possam ser tóxicas, como cosméticos, medicamentos, veneno de insetos etc.
Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br