Você já notou como os profissionais e empresários bem-sucedidos são mais carismáticos, (quase) todos gostam deles e, em uma apresentação, são aplaudidos de pé…enquanto outras pessoas, por mais que se esforcem, não conseguem obter os mesmos resultados? Isso ocorre porque elas dominaram a Arte da Persuasão. E você também pode.
Saber persuadir é um fator primordial nos dias de hoje, seja para ter um bom desempenho numa entrevista de emprego, para realizar vendas, para ser promovido, para conseguir um financiamento para seu novo projeto, ou até mesmo para conquistar seu futuro(a) namorado(a) e, depois, convencê-lo(a) a assistir o filme que você escolheu.
No âmbito profissional os benefícios de se dominar as técnicas de persuasão são inúmeros, seja você do meio corporativo ou empresarial. Através delas, você aumenta seu Networking e mantém relacionamentos produtivos com ele (neste artigo eu dou mais detalhes sobre como você pode fazer isso), cria uma imagem pessoal e profissional positiva e poderosa na mente das pessoas (para saber mais sobre Marketing Pessoal você pode ler este artigo), fazendo com que seja lembrado sempre que necessário, torna sua comunicação interpessoal mais eficiente, aumenta suas vendas, entre outras coisas.
Toda a sua vida pessoal e profissional depende ou é impactada pelo seu conhecimento em Persuasão. Ou a falta dele.
Manipulação x Persuasão:
Muitas pessoas costumam confundir persuasão com manipulação. Mas manipular e persuadir não são a mesma coisa.
Persuasão e manipulação são dois métodos de convencer as pessoas a fazerem algo para você ou mudarem seu pensamento para coincidir com o seu. No entanto, elas seguem estilos muito diferentes – a persuasão faz isso através da apresentação de fatos de uma forma positiva e mostrando como eles beneficiam a outra pessoa, de modo a convencê-la tanto racional quanto emocionalmente.
A manipulação também faz isso, mas omitindo informações, jogando com as emoções da pessoa, geralmente, de forma antiética.
E por que a Persuasão é tão eficiente?
Todas as nossas decisões são tomadas, primeiro, no inconsciente, e só depois vêm à consciência, normalmente acompanhadas de uma justificativa racional.
Quer um exemplo?
Imagine que você esteja com um problema e possui duas alternativas para resolvê-lo e, aparentemente, está em dúvida sobre qual a melhor decisão a ser tomada.
Faça o seguinte: jogue uma moeda para o alto. Cara ou Coroa.
Não que a moeda vá decidir por você, mas nos instantes que ela estiver no ar, você vai saber para qual resultado estará torcendo.
Um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) mostrou que o ato de escolher pode ser dividido em três partes:
Seu cérebro decide o que você vai fazer;
Essa decisão aparece na sua consciência, o que transmite a sensação de que você está tomando a decisão de forma racional;
Você age de acordo com a decisão tomada
A decisão ocorre, portanto, com base nos elementos que são absorvidos diretamente pelo nosso cérebro, passando pelos nossos “filtros” conscientes (aqui você pode ler mais sobre isso).
OS grandes líderes, empresários e profissionais de sucesso, além de saber fazer uso da persuasão, conhecem esses “atalhos” e sabem falar na ”língua” que o cérebro entende.
E como todos os cérebros funcionam praticamente da mesma maneira, pois a sociedade evoluiu, mas nosso cérebro ainda não acompanhou essa evolução, quem conhece essas técnicas consegue influenciar muitas pessoas, ganhando prestígio, seguidores e aliados.
Um exemplo prático: Se você precisa fazer uma apresentação no seu trabalho e essa apresentação vai determinar se você será promovido ou não, tendo conhecimento de técnicas de persuasão, você pode utilizá-las para potencializar as impressões positivas que as outras pessoas terão de você.
Lembre-se, o “como” você diz é mais importante do que “o que” você diz!
E como você pode aumentar o seu poder de Persuasão? Existem diversas técnicas, mas a mais poderosa de todas é aquela que age diretamente no cérebro, passando pelas barreiras racionais que você possui.
Lembre-se que em tempos de “crise” os profissionais e empreendedores mais bem preparados, que investem em seu desenvolvimento pessoal e profissional, serão os que trilharão o caminho do sucesso.